terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010 - MA

GOVERNADOR: No Maranhão, a então governadora Roseana Sarney foi eleita pela 4ª vez. Agora afirma que irá fazer o melhor governo da história do estado. O que nos questiona: Por que só agora? Já que teve 3 outras oportunidades desperdiçadas? A governadora responde declarando que próximo ano terá o apoio do governo federal para a realização dos seus projetos. No entanto, as pessoas podem até ter memória curta, mas eu não, recordo-me que na década de 90 ela também era da base aliada do então presidente FHC.
O 2º lugar da disputa foi o deputado federal Flavio Dino do PC do B, também da base aliada do presidente Lula. Flavio Dino, advogado, ex juiz federal, professor de direito da UFMA, eleito por 2 vezes o 4º deputado do Brasil e na lista dos 100 mais influentes - diga-se de passagem, o único do estado. Político por vocação e preparação. Realmente o Maranhão perdeu de ter o melhor governo de sua história.
Agora o que nos resta é esperar e torcer por um governo não mais excludente e que a governadora possa olhar para todos os maranhenses, em especial, para a classe mais humilde.

SENADOR:
Na realidade, a disputa para senador no Maranhão foi para a eleição do menos pior. Porque a situação tava complicada. No entanto, o estado elegeu o pior e o "mais" pior. Lobão e João Alberto, ambos do PMDB apoiados pelo presidente Lula. O que mais me preocupa é um possível convite para ministro de minas e energia a Lobão da candidata à presidente, Dilma. O seu filho, Edinho Lobão voltaria ao salão verde. (MEDO)

DEPUTADOS FEDERAIS:
Definitivamente a camara federal representada pelo Maranhão estará fraquissima nos próximos 4 anos. Com a perda de um dos melhores parlamentares do Brasil, Flavio Dino, o que nos resta é torcer pelo bom trabalho de Zé Vieira, Nice Lobão, Pinto da Itamaraty, etc. (risos). Por falta de informação e interesse político os eleitores maranhenses acabaram por reeleger 2 dos 10 parlamentares mais faltosos do congresso - Nice Lobão, com 40 faltas e Zé Vieira com 49 faltas. (Veja a lista: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/08/03/sete-dos-dez-deputados-mais-faltosos-de-2010-vao-disputar-novo-mandato-em-outubro.jhtm).
Ainda houve a reeleição de bons parlamentares, como Dutra, Pedro Fernandes e Gastão Vieira.
Dê uma olhada na lista dos deputados federais: http://imirante.globo.com/noticias/2010/10/03/pagina255517.shtml

DEPUTADOS ESTADUAIS:
A assembleia também encontra-se problemática, com a eleição de políticos altamente despreparados e interessados apenas na política para si e familiares.
Parabéns para a releição do deputado Rubens Pereira Jr, Carlos Filho e a eleição do Bira (PT).
http://imirante.globo.com/noticias/2010/10/03/pagina255516.shtml (Lista completa)

E para suplentes: http://imirante.globo.com/noticias/2010/10/04/pagina255590.shtml

Próximos postes farei um breve histórico de cada eleito.

2 comentários:

  1. É de lamentar mesmo a nossa assembleia e câmara. Mas o que me consola é ver que o Brasil inteiro está nesse mesmo nível. O centro-sul não pode mais afirmar que são mais alfabetizados politicamente.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. O Maranhão perde, mais uma vez. Triste desfecho

    ResponderExcluir